Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo
Página inicial > O Pacto > Conhecendo o Pacto
RSS
A A A

Conhecendo o Pacto

O Pacto

Pacto Gaúcho pela Educação

O Pacto é uma rede de colaboração, transversal, entre órgãos de governo, instituições de educação, setor empresarial e de trabalhadorespara a prospecção de ações de qualificação profissional, colaborando na promoção do desevolvimento econômico e social do Estado. O Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica foi criado, através do Decreto 48.274, no dia 23 de agosto de 2011, e é resultado dos debates da Câmara Temática do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES RS).

 

 

  • Objetivos

•Ser instrumento de articulação entre o Governo do Estado, instituições de educação, setor empresarial, sociedade civil e as diferentes esferas de governo;

•Organizar redes coletivas e transversais de cooperação a fim de multiplicar práticas inovadoras e inclusivas na qualificação profissional;

•Promover o conhecimento, incentivar a pesquisa e a qualificação profissional, técnica e tecnológica, bem como a formação de professores e servidores públicos estaduais;

•Promover ações de qualificação profissional que atendam as demandas regionais da nova agenda de desenvolvimento do Estado;

•Identificar a necessidade de qualificação em cada região, articular e coordenar todos os programas que beneficiem a sociedade gaúcha através da oferta do ensino profissionalizante, técnico e tecnológico.

 

  • Articulação

 

O Pacto Gaúcho pela Educação desempenha o papel de acompanhar e articular a qualificação profissional em sintonia com a Política Industrial do RS. A partir da avaliação quanto aos gargalos históricos e do mapa de investimentos anunciados para o Rio Grande do Sul, foram definidas as regiões e os segmentos prioritários para a atuação do programa. Desta forma, foram identificados os programas parceiros e cursos que poderiam integrar o Pacto e beneficiar a sociedade gaúcha. Somando as vagas ofertadas pelos programas, em 2013, estarão disponíveis mais de 140.000 vagas gratuitas de qualificação profissionalizante, técnica e tecnológica no Estado.


  • Formação

Ações formativas realizadas através dos programas que integram o Pacto:


Profissionalizante

O ensino profissionalizante é uma formação complementar da educação básica, com duração entre 160 e 440 horas e que prepara o cidadão para o mundo do trabalho.


Técnico

A educação profissional técnica de nível médio é uma modalidade da educação básica com duração a partir de 800 horas, que habilita o estudante ao exercício legal de várias profissões pelo diploma de técnico e traz oportunidade de inclusão dos jovens no mundo do trabalho.


Tecnológico

O ensino tecnológico é uma modalidade de ensino superior que oferece possibilidade de uma graduação tecnológica, com duração a partir de 1060 horas, dependendo da modalidade, e visa formar profissionais para atender campos específicos do mundo do trabalho.

 

Extensão e Formação de Servidores Públicos e Estaduais

Consiste em um sistema integrado de formação continuada voltada aos servidores públicos e agentes sociais, e vem sendo construída pelo Governo do Estado, por meio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, em parceria com instituições de ensino superior de interesse público, sem fins lucrativos.

 

  • Ações

 

Grupos de Trabalho

Grupos de trabalho são articulações entre empresas, governo e instituições de formação com o objetivo de atender demandas especificas dos setores prioritários da política industrial. Saiba mais.

 

Transversalidade

Comissão Especial para tratar do Ensino Profissional no Rio Grande do Sul - Assembleia Legislativa

Comitê Gestor Pronatec Campo

Comitê Gestor Pronatec Tec

Curso de Gestão Pronatec Tec - Rede Escola de Governo e SEDUC

Comitê Gestor RS na PAZ

Sala do Investidor

RS Industria Oceânica

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – Câmara Temática da Educação

Grupo de Trabalho Juventude

Mutirão Social

 

  • Organização

O Coordenador do Comitê Gestor, órgão que reúne todas as entidades de Governo e da sociedade civil, é o Governador do Estado, o Secretário Executivo é o Chefe de Gabinete e o Coordenador Adjunto é o Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

 

 

Endereço da página:
Copiar